Breve análise do Android 12L


Boas!

Recentemente, a Google lançou o tão aguardado Android 12, e com ele trouxe várias mudanças: o design Material You, Dynamic Color, Conversation Widgets, entre outras mudanças. Esta versão deste SO com mais de 13 anos é mais um passo numa direção muito inovadora, que o Android sempre ostentou e concretizou. Mas a inovação não fica por aqui. É que a Google recentemente revelou um projeto muito interessante baseado no Android 12 que irá se aplicar não só nos telemóveis, mas numa panóplia de dispositivos inteiramente diferentes. Foldables, tablets, portáteis e desktops; estes dispositivos que usufruem de ecrãs com maiores resoluções e dimensões serão os protagonistas deste novo projeto, chamado Android 12L.

Índice

  • O quê?
  • Porquê?
  • Como?
  • Quando?
  • Onde?
  • Fontes

O quê?

The 12L feature drop makes Android 12 even better on large
screens
Fonte: Android Dev Blog

O Android 12L é um projeto que a Google anunciou recentemente no Android Dev Summit ’21 (podem assistir à Summit completa aqui). Tem como alvo a dinamização e correção da UI existente em ecrãs grandes, daí o L no final da palavra Android 12 (L significa large). Independentemente do dispositivo em causa; quer seja um Foldable, um Tablet, um portátil ou um PC desktop, o Android 12L saberá distinguir os form factors e saberá mobilizar a disposição da UI mais adequada para tal, tendo em conta o tamanho e a resolução do dispositivo. De tal modo, e como consequência, esta atualização pretende tornar o multitasking mais prevalente nesses dispositivos.

Porquê?

Com uma rápida adoção de dispositivos Android com ecrãs com dimensões e resoluções superiores, tendo recentemente chegado aos 250 milhões de tablets, foldables e dispositivos ChromeOS através de um aumento de 100 milhões de dispositivos nos últimos 12 meses, a Google utiliza este impulso para melhorar substancialmente o Android em equipamentos para além dos usuais Smartphones.

Como?

O Android 12 irá receber uma atualização que contém as alterações do projeto 12L, tornando todos os dispositivos capazes de redimensionar a interface e as aplicações, inclusivamente telemóveis. Eis algumas das alterações:

Agora, em ecrãs com uma largura de 600dp ou superior, estará disponível uma “barra de tarefas” semelhante à do ChromeOS, para além dos normais controlos da barra de navegação. Note-se que esta barra de tarefas não toma registo das tarefas em execução, é apenas uma barra que contém atalhos para aplicações.

Fonte: TICs do ricol

Para além disso, o multitasking está melhorado. Basta arrastar uma aplicação da barra de tarefas para um dos lados. É algo que era possível em versões anteriores de Android sem a atualização L, porém agora é mais conveniente e mais fácil.

Fonte: TICs do ricol

A área de notificações recebe uma nova forma de interação, sendo agora capaz de colocar as notificações num lado, e as opções rápidas no outro, se e só se o dispositivo se encontrar em modo paisagem. Se estiver em modo retrato, voltará ao modo de apresentação normal, com as opções rápidas em cima e as notificações em baixo.

Fonte: TICs do ricol

Indo para a parte mais técnica, salientando as informações mais essenciais, é nos dito que as APIs (Application Programming Interface) receberam novas maneiras de se programar para diferentes screen layouts. Dependendo da largura do ecrã, estará numa das três novas categorias: Compact (< 600dp), Medium (entre 600 e 840dp) e Expanded (840dp >), que poderão ser programadas individualmente, dando dessa forma uma melhor otimização para cada conjunto de dispositivos. Esta API em particular chama-se WindowManager.

Image compares the width of Window Size Classes by showing compact, medium, and expanded views
Fonte: Android Dev Blog

O WindowManager também suporta ecrãs em dispositivos foldable, dando opções especiais tendo em conta as dobradiças do ecrã em si. Por exemplo, as aplicações poderão evitar essas mesmas dobradiças, ou, pelo contrário, poderão ser usadas como separadores naturais (num lado, o menu, no outro, o conteúdo por exemplo).

Quando?

De acordo com o anúncio da Google na Android Dev Summit ’21, o Android 12L está planeado para ser lançado no início de 2022 para os consumidores, sob forma de feature update. Atualmente, desde o dia 8 de novembro de 2021, o Android 12L está apenas disponível no emulador do Android Studio.

Onde?

Como referido anteriormente, esta feature update estará disponível em todos os dispositivos que tenham o Android 12 regular, porém apenas os foldables, tablets e desktops darão uso efetivo dessas novidades.


Espero que tenham gostado desta análise mais simples e concisa desta grande notícia. Pessoalmente, estou muito animado por ver estas grandes mudanças nesta plataforma que utilizo diariamente. Naturalmente, teremos que aguardar por mais informações.

Não se esqueçam de compartilhar com os vossos amigos e conhecidos, e de dar gosto neste artigo. Da minha parte, é tudo.

Fiquem bem e até à próxima! :3

Fontes

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Design a site like this with WordPress.com
Iniciar